Mais tecnologias e aprendizagens !

Olá internautas!

Hoje vamos falar-vos sobre a última tarefa que desenvolvemos e tudo o que aprendemos em aula!

Na aula do passado dia 31 de outubro, continuámos a desenvolver as nossas competências no que diz respeito à formatação de textos no processador Word. Em conjunto com a professora formatámos um texto e, por conseguinte, descobrimos mais funcionalidades do Word. Explorámos o repositório comum e aprendemos a diferenciar um resumo de uma introdução.

A professora começou a aula por nos familiarizar com o repositório comum. Trata-se de um repositório que se destina às instituições do sistema científico nacional que não contam com um repositório institucional próprio, como é o caso do Instituto Politécnico de Setúbal. Através deste repositório comum possibilita-se dar visibilidade à produção científica destas instituições, garantindo o seu fácil acesso. Enquanto estudantes do ensino superior considerámos importante tomar conhecimento deste repositório, uma vez que podemos aceder a vários tipos de trabalhos académicos como recensões, artigos e teses que poderão servir como referências e enriquecer os nossos próprios trabalhos.

Diferenciar um resumo de uma introdução é algo que à partida todos nós devíamos saber, mas, para que não restem dúvidas nós vamos explicar! Um resumo deve conferir ao leitor uma descrição clara do seu estudo e resultados sem que o leitor tenha que ler o artigo inteiro. É importante que o resumo seja direto, conciso e possua um estilo diferente do resto do corpo de texto. Já a introdução deve conter uma explicação e fundamentação do tema que se vai abordar, devem estar explícitos os objetivos do trabalho assim como as normas adotadas.

Até esta aula desconhecíamos como elaborar índices de tabelas e de figuras, assim como a importância de numerar em numeração romana os elementos pré-textuais e com numeração indo-árabe os textuais. Ambas as aprendizagens serão com certeza empregadas por nós futuramente.

Ao realizarmos a tarefa proposta pela professora que assenta na formatação do texto “Alterações provocadas pela Internet@EB1: Estudo de caso num Agrupamento de Setúbale do artigo “Utilização de robótica educativa na aprendizagem da adição 1.o ano de escolaridade”, auxiliámo-nos no documento presente no moodle intitulado de: “Manual do Processador de texto”, bem como na ligação denominada: “Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais”.

Espreitem aqui os nossos textos formatados: Texto formatado 1 ; Texto formatado 2


Reflexão da aula 31 de outubro

Margarida Furão: Nesta reflexão gostaria de mencionar que tanto eu como a minha colega confundimos o texto que deveria ser formatado e por isso primeiramente, formatámos o texto intitulado: “Alterações provocadas pela Internet@EB1: Estudo de caso num Agrupamento de Setúbal”. Posteriormente, concluímos que o texto a ser formatado seria referente ao artigo "Utilização de robótica educativa na aprendizagem da adição no 1.o ano de escolaridade" e como tal disponibilizamos neste post ambos os textos formatados.

Ao longo das aulas de Expressão Tecnológica tenho ganho cada vez mais consciência que ao introduzir as diversas funcionalidades do processador Word estou a aumentar a produtividade e a qualidade dos textos escritos.

Carolina Cunha: A tarefa desta aula consta numa continuação de aprendizagens que temos realizado ao longo das aulas. Sem dúvida, que todas as ferramentas usadas estão a ser muito úteis, práticas e enriquecedoras. Pessoalmente, tenho evoluído bastante no desenvolvimento das tarefas.

 



Esperamos que desse lado do ecrã tenham gostado! Até ao próximo post internautas e contamos com o vosso feedback

Comentários

  1. Caras estudantes.
    Ambos os textos estão bem formatados, com exceção da bibliografia que deve ter um aspeto semelhante ao restante texto.
    Obtiveram um A
    Cumprimentos
    MRR

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas